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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Apostila de atividades com cordas e arcos - Anos Iniciais

Atividades Com Cordas - Anos iniciais
As cordas possibilitam uma variação de atividades que contribuem para desenvolver os movimentos fundamentais como: equilíbrio, lateralidade, ritmo, resistência, força, flexibilidade…
Sugestão de atividades:
Resgate de atividades tradicionais
· Com as cordas estendidas no chão, andar sobre as mesmas, para frente e para trás; correr ao redor das cordas;
· Em duplas, um corre segurando a corda que deverá estar esticada no chão o outro tenta pisar na mesma;
· Em duplas, um aluno gira a corda bem próximo ao chão e o outro deverá saltá-la;
· Construir figuras geométricas no chão com as cordas, e orientar que ao redor dos círculos pulem num pé só, dentro dos quadrados saltem como coelhos, nos triângulos sentam e descansam um pouquinho, saltem por sobre os retângulos sem pisar neles, pois é um tanque com jacarés… OBS: lembre-se professor que o simbolismo faz parte do mundo da criança! Elas adoram fantasiar situações assim. Com certeza a imposição de ter que saltar sobre as cordas em formato de retângulo sem um estímulo como a fantasia, por exemplo, tornará a atividade maçante!
· enrolar a corda, dar um nó e fazer uma espécie de bolinha com ela e após solicitar que os alunos façam uma série de exercícios como: colocar sobre a cabeça, andar na ponta dos pés sem deixar a “bolinha/corda” cair; sentar, levantar sem segurar a ‘bolinha’; prender a ‘bolinha’ entre os joelhos e saltar como um canguru;
· cordas estendidas no chão, levantá-la, segurando com o dedo dos pés; tranportá-la até determinado local segurando-a entre os dedos dos pés…



PULANDO CORDA

Foguinho
Os alunos que batem a corda recitam, enquanto outros pulam: 
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Fogo, foguiiiiinhoooooo. 
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida.
Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda. 

Cobrinha I
Dois alunos seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. Os outros alunos fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado.
Ganha quem "sobreviver" mais tempo.
Cobrinha II
A brincadeira de saltar a cobrinha, move-se a corda no chão de modo que ela pareça uma cobra em movimento. Os alunos devem saltar a “cobra” sem pisar nela.

Cabo de Guerra
É dado o sinal para começar a brincadeira. Dividir a turma em dois grupos que precisam puxar a corda por completo para o lado do seu grupo. Quem puxar a corda por completo é o grupo vencedor. Marcar a corda com um lenço ou o chão com giz para saber qual o grupo vencedor. 



Arcos


Objetivos: orientação e estruturação espacial, agilidade, destreza, noção de cor, forma, tamanho e peso, dentro/ fora, alto, longe.

(Manusear livremente o arco)
Como posso carregar o arco no meu corpo:
· como um colar   - como uma pulseira   - como um cinto
  • Andar movimentando em círculo o arco em um braço, depois no outro;
  • Andar com o arco em cada pé, arrastando;
  • Lançar o arco para cima, com uma mão e pegá-lo com outra;
  • Lançar com as duas, pegar com as duas;
  • Passar o arco pelo corpo, de cima para baixo e depois de baixo para cima;
  • Brincar de túnel com os arcos;
  • Brincar de “cada macaco no seu galho”;
  • Caminhar dentro dos arcos (individual/duplas);
  • Caminhar dentro dos arcos, dispostos no chão, em ziguezague, e fora dos círculos;
  • Rolar o arco com a mão esquerda/direita;
  • Girar o arco para direita/esquerda;
  • Rolar o arco com a mão direita e esquerda, caminhando normalmente;
  • Fazer competição rolando os arcos (colunas);
  • Com os arcos no chão pular dentro e fora;
  • Colocar os arcos dispostos pelo espaço disponível – quicar uma bola de borracha dentro de cada arco (mão direita/esquerda);
  • Bambolear com o arco, parado ou em movimento;
  • Formar um túnel com os arcos, em colunas, passar por dentro dos arcos;
· Estafetas passar por dentro do arco sem soltar as mãos
· Pega pega caçador – Um pegador com arco deverá encaixar o mesmo no colega e soltá-lo, com cuidado para não “enforca-los” . Aumenta-se o número de pegadores. Quem for pego passa ser pegador.
· Encaixar os arcos nos cones.


Outra proposta da realização da aula é propondo o desafio:
Com um arco, cada criança deverá correr livremente pela quadra sem se chocar com os companheiros nem com os objetos;
- O professor deve promover atividades - com os ar­cos espalhados pela quadra - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar sem pisar nos arcos e sem se chocar com os companheiros?
• ... correr sem pisar nos arcos nem nos companhei­ros?
• ... correr e pisar dentro do maior número possível de arcos, sem se chocar com os companheiros?
• ... correr, pular para dentro e depois para fora dos arcos com os dois pés juntos?
• ... correr segurando o arco à frente do corpo, como um volante de carro, sem se chocar com os outros companheiros? Neste caso, cada criança deve estar com um arco.
• ... correr para todos os lados, segurando o arco na altura da cintura, sem se chocar com os compa­nheiros?
• ... jogar o arco mais alto?
• ... jogar o arco mais longe?
• ... rodar o arco no chão por mais tempo?
O professor deverá reservar os minutos finais da aula para que as crianças possam brincar livremente com os arcos.
Outras atividades:
Dança das “cadeiras” com arcos.















































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